Nelson Mege nasceu em Niterói, no ano de 1891. Era irmão do professor Edgard Mege.
Em 1908, entrou para a Marinha de Guerra, como aspirante a oficial (o cadete na Força).
Em 1911, foi promovido a guarda-marinha (aspirante da Marinha), tendo servido em várias embarcações, como o Encouraçado Minas Gerais, Cruzador Tiradentes e Cruzador República.
Após terminar o curso de radiotelegrafista, iniciado em 1922, foi designado para servir na Estação Rádio-Telegráfica, na Ilha do Governador, sendo promovido mais tarde a capitão-tenente.
Em 1932, atuava como comandante da Estação Rádio da Ilha do Governador.
Na vida civil, foi um dos militantes do Partido Autonomista Brasileiro, presidido por Pedro Ernesto e que possuía na Ilha do Governador um grupo atuante, que tinha como membros, além do próprio Mege como presidente; Leopoldo Capanema, Rubens Coutinho de Brito, Veríssimo da Costa, Luiz Paixão, Cícero de Castro Rosa e Mileto Maciel, dentre outros.
Nelson Mege faleceu em 24 de fevereiro de 1955.
Anteriormente, chamava-se Praça Zéfiro, na mitologia grega, deus do vento do oeste (Favônio dos romanos) e um dos filhos de Eos e Astreu, sendo seus irmãos Bóreas, Noto e Eurus.
Agradecimento ao Prof. Jaime Moraes, pelas informações e pelo envio da foto (reprodução do "Diario da Noite", de 21 de fevereiro de 1933)
Com informações da Wikipedia