Rua Cícero Rosa (Tauá [Dendê]) - CEP: 21921-280


Cícero de Castro Rosa nasceu em 1893, na antiga Praia do Cabaceiro (hoje, Intendente Bittencourt), tendo concluído seus estudos primários na escola do professor Hilarião da Rocha.
Aos 10 anos, foi residir no bairro do Estácio, onde seu pai instalou a Farmácia Castro, e daí vindo a aprender os primeiros conhecimentos sobre a Medicina. Incentivado pelos médicos que frequentavam o estabelecimento, ingressou na Faculdade de Medicina, vindo a se formar em 1921.
Em 1923 foi admitido como médico sanitarista, no posto de saúde existente na Praia do Zumbi, perto de onde morou, por muitos anos, na Rua Formosa do Zumbi. Em 1947, foi nomeado chefe do Distrito Sanitário.
Dentre suas atividades na Ilha, destacam-se a participação na instalação do lactário da Freguesia, juntamente com Gaudino Guttmann Bicho; tendo também participado ativamente da Campanha de Saneamento e combate à Febre Amarela; e, associado aos médicos Oswaldo Gomes, Aderbal Pereira Melo, João Ramos de Souza, Zolito Reis e Alcebíades Moraes, fundou a Policlínica Governador, no prédio hoje ocupado posteriormente pela Escola Abeillard Feijó, onde está até hoje, no Cocotá.
Como político, militou junto ao Partido Autonomista Brasileiro, presidido por Pedro Ernesto, conseguindo vários melhoramentos para a Ilha do Governador.
Embora se candidatasse a vereador, apesar dos serviços prestados a população carente da Ilha, nunca conseguiu se eleger.
Faleceu no dia 23 de maio de 1958.

Agradecimento a Maria Magdalena Brito Araujo, pela indicação e por parte das informações
Fonte: http://fotolog.terra.com.br/ilhadogovernador:1329, citando informações de Rubens Bensabat; e do grupo do Facebook Ilha do Governador - O passado no presente
Foto: http://fotolog.terra.com.br/ilhadogovernador:1329

PRINCIPAL