Ilha do Governador


Em 5 de setembro, comemoram-se os 446 anos da Ilha do Governador.
Isso porque nesta data em 1567 foi doada por sesmaria ao futuro governador do Rio de Janeiro, Salvador Corrêa de Sá, o Velho (como é chamado, para ser diferenciado de Salvador Correia de Sá e Benevides, também da família e futuro governador do Rio), parte da Ilha de Paranapuã - como os índios temiminós, seus habitantes na época, chamavam -, que, a partir daí, passou a ser mais conhecida por Ilha do Governador, nome que acabou prevalecendo.
Era também chamada de Ilha dos Maracajás, grandes felinos, então abundantes na região. Maracajá também era um outro nome dos índios temiminós pelos índios tamoios, seus inimigos.
Desde 1981, Ilha do Governador não é mais bairro, somente o acidente geográfico. A denominação, delimitação e codificação dos bairros (ex-sub-bairros) foi estabelecida pelo Decreto nº 3.158, de 23 de julho de 1981 com alterações do Decreto nº 5.280, de 23 de agosto de 1985.

Fonte: http://fotolog.terra.com.br/ilhadogovernador:1729, com informações da Wikipedia e do Portal Geo Rio (http://portalgeo.rio.rj.gov.br)
Mapa: Portal Geo Rio (http://portalgeo.rio.rj.gov.br)



PRINCIPAL