A rua leva essa nome pois circunda o terreno em que fica a Creche Municipal Stella Maris (localizada na Estrada de Maracajá, 973, onde, aliás, a rua começa).
O Centro Municipal de Assistência Social Integrada (Cemasi) Stella Maris era um equipamento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), de grande porte com todos os projetos para atender a comunidade da Vila Juaniza (no Morro do Barbante), localizada no Galeão, criados por esta secretaria. Um dos Projetos da SMDS era o RioCreche.
Em 1996, foi inaugurada a Creche Stella Maris, em um espaço dentro do Cemasi Stella Maris com o objetivo de atender as famílias do abrigo. Com o crescimento populacional da comunidade da Vila Juaniza, as mães começaram a procurar a creche para deixar seus filhos e poderem trabalhar. As pessoas que trabalhavam na creche eram contratadas por uma organização não governamental (ONG), com ou sem formação em Magistério. O trabalho era simplesmente o de cuidar.
Em 2003, todas as creches da Secretaria de Desenvolvimento Social passaram para a Secretaria Municipal de Educação. Com isso, a visão da creche ampliou-se para educar e cuidar das crianças de zero a três anos e 11 meses.
O prédio é adaptado, isto é, um espaço criado dentro do complexo do Cemasi Stella Maris para atender às crianças das famílias abrigadas e a comunidade. Após 2003 o espaço ganha um novo olhar, um olhar pedagógico, e adaptações coerentes com as propostas pedagógicas para Educação Infantil que são realizadas ao longo dos anos.
Fonte: http://cmstellamaris.blogspot.com.br e Decreto 24.725, de 2004 (www.leismunicipais.com.br)
Foto: J.C.Cardoso