Avenida Doutor Agenor de Almeida Loyola (Bancários/Freguesia, pela Prefeitura; só Bancários, pelos Correios) - CEP: 21911-310

(antiga Estrada da Porteira)


Farmacêutico, Agenor de Almeida (somente) nasceu em Gravatá (PE), no dia 31 de julho de 1897 e faleceu em 9 de setembro de 1982, no Rio de Janeiro, cidade à qual chegou em 1925 para trabalhar como oficial de farmácia (farmacêutico sem formação acadêmica) na então Estrada das Pedrinhas (atual Magno Martins, que, aliás, recebeu este nome graças a abaixo-assinado encabeçado por ele), só conseguindo se graduar em Farmácia em 1935.
Segundo sua neta Sirley Loyola, antes de se converter à Assembleia de Deus (chegando a ser presbítero), Agenor de Almeida, ainda católico, descobriu que havia nascido no dia de santo Inácio de Loiola e, ao providenciar documentos ao chegar no Rio, acrescentou o Loyola (grafia da época) ao nome, daí para a frente passando a fazer parte da família.
Foi o primeiro farmacêutico da Ilha (e na falta de médicos no bairro, atendia em casa e fazia até pequenas cirurgias), dono da Farmácia Freguesia, na já citada Magno Martins, na década de 30; e, posteriormente, dono da Farmácia Novo Mundo, também na Freguesia (na Avenida Paranapuã) e, mais recentemente, da Farmácia Boriloy, na Estrada da Cacuia, quase em frente ao cemitério.
Nos bondes da Ilha havia um anúncio do Peitoral Loyola, produto seu contra tosse e bronquite.
Foi delegado florestal na Ilha e sempre pleiteou por melhorias nos transportes públicos, inclusive, nos horários das barcas.
Em 3 de janeiro de 1990, a Prefeitura mudou o nome da antiga Estrada da Porteira para seu nome, embora tenha morado na Paranapuã, quase esquina da Rua Capanema.

Agradecimentos ao Prof. Jaime Moraes, por parte das informações; a Tania Cox, pelos contatos; e a Sirley Loyola, neta, por informações e pela cessão da foto; e a Marcos Espírito Santo, pela reprodução do anúncio
Fonte: Rotary Ilha (www.rotaryilha.org.br/node/49) e "O Globo" Ilha, de 5 de março de 1983 (http://acervo.oglobo.globo.com)

PRINCIPAL