Praia Belo Jardim (Galeão/vila dos oficiais) - CEP: 21941-290

(antiga Praia de São Bento)


Embora popularmente chamada de Praia de (ou do) São Bento até hoje, o local levava essa denominação em homenagem à antiga Fazenda de São Bento, no século XVIII, a cargo de monges beneditinos e que ocupava a parte ocidental da Ilha.
Em abril de 1963, o logradouro oficialmente mudou de nome, levando o atual, em homenagem à cidade pernambucana de Belo Jardim.
A cidade de Belo Jardim, que fica na região do agreste, originou-se da Fazenda Lagoa do Capim. Em 1833, já fazia parte do Distrito de Paz de Jurema, pertencente à nova comarca do Brejo da Madre de Deus. Aos poucos, a fazenda de propriedade de Joaquim Cordeiro Wanderlei foi abrigando novos moradores.
Em 1872 e 1873, os moradores do povoado Capim construíram uma capela sob a invocação de Nossa Senhora do Bom Conselho. Anos depois outra igreja foi erguida, esta em homenagem a Nossa Senhora da Conceição, que mais tarde seria a igreja matriz do município.
A cidade, enfim, teve seu nome mudado para Belo Jardim em 1881, por sugestão do frei Cassiano de Comacchio, quando pregava as missas naquela localidade. Progredindo a passos largos, foi elevada à categoria de vila através da Lei Estadual n° 260, de 3 de julho de 1897. O progresso de Belo Jardim intensificou-se mais ainda a partir de sua nova situação administrativa e, especialmente, por encontrar-se no eixo da grande via de comunicação representada pela Estrada de Ferro Central de Pernambuco, cujos trilhos chegariam a sua área urbana em 1906, trazendo uma nova era para a localidade beneficiada, e ostracismo para os que ficaram ao largo. Foi fundado em 11 de setembro de 1928.
Belo Jardim localiza-se a uma latitude 08º20'08" Sul e a uma longitude 36º25'27" Oeste, estando a uma altitude de 608 m. Sua população recenseada em 2010 era de 75.312 habitantes, os belo-jardinenses.
Tem como principais atividades a agroindústria com maior potencialidade de desenvolvimento para produtos alimentícios e avicultura. Principais produtos: feijão, milho, batata-doce, banana, café, mandioca, tomate, alho, cana-de-açúcar e goiabada.
Comporta também a matriz de uma importante indústria do segmento automotivo voltada à produção de acumuladores de chumbo-ácido, a Acumuladores Moura S.A. (Baterias Moura).

Fonte: "Correio da Manhã", de 14 de abril de 1963 (acervo Biblioteca Nacional) e Wikipedia
Brasão: Wikipedia

Foto e bandeira: Prefeitura Municipal de Belmiro Braga



PRINCIPAL