Rua Viúva Amaral (Bancários) - CEP: 21910-146


Maria Isabel da Rosa Amaral era casada com o comendador Miguel Ribeiro do Amaral (com quem teve um filho em 1839, Jacintho Ribeiro do Amaral, que veio a se casar com a compositora e pianista Chiquinha Gonzaga).
Português de nascimento, Miguel Ribeiro do Amaral foi proprietário, em meados do século XIX, da próspera Fazenda São Sebastião (na Região Sul da Ilha) com atividades voltadas para a exploração de cal de mariscos e a extração de saibro.
Já viúva, em 1871, Maria Isabel vendeu suas terras à Marinha, a fim de que fosse no local construído o Asilo de Inválidos da Marinha, porém em seu lugar foi instalada a Companhia de Aprendizes de Marinheiros. Atualmente nela encontram-se a Estação Rádio da Marinha e a base de combustíveis líquidos.
A ponte original que ligava a Fazenda ao Zumbi foi construída em 1893, sendo reformada algumas vezes.
Segundo o "Jornal de Serviço", de 31.10.1970, "em 1874, a epidemia de cólera causou enorme devastação na Ilha, paralisando o tráfego de barcas que transportavam cal e barro para edificações no Rio, vindo da fazenda da viúva Amaral, por terem desaparecido com a morte todos os escravos".

Fonte: Fotolog Ilha do Governador (http://fotoclone.in/ilhadogovernador/ilhadogovernador_600.html), http://pagfam.geneall.net, "Jornal de Serviço", de 31 de outubro de 1970 (Acervo Biblioteca Nacional), "Chiquinha Gonzaga: uma história de vida", de Edinha Diniz; e Portal Geo Rio (http://portalgeo.rio.rj.gov.br)
Foto: http://geneall.net



PRINCIPAL