Lúcio Fernandes Baltoré nasceu em Porto Alegre (RS) em 24 de abril de 1964, filho de Nebar Guillem Baltoré - oficial da Aeronáutica - e Marília Fernandes Baltoré.
Estudou o 2° grau no Colégio Santo Agostinho do Leblon, no Rio de Janeiro.
Cursou a Faculdade de Medicina na Universidade Federal Fluminense (UFF) e foi diplomado em 28 outubro de 1988.
Com Especialização em Hematologia (CRM 5250641-3 RJ, de 28 novembro do mesmo ano), trabalhou no Hospital Paulino Werneck, na Ilha do Governador.
Concluiu o estágio de adaptação e serviço para médicos, dentistas e farmacêuticos da Aeronáutica em 31 de março de 1989 no III Comando Aéreo Regional, no Rio de Janeiro, sendo, posteriormente, segundo-tenente R/2 do Hospital de Força Aérea do Galeão (HFAG), onde servia quando veio a falecer, em 9 de janeiro de 1992, em consequência de acidente de carro, na Praça do Avião, em frente ao portão da vila dos oficiais, ao sair do plantão médico, atropelado por um caminhão de entrega de bebidas que ultrapassou o sinal vermelho da Estrada do Galeão, no sentido de quem entra na Ilha.
Era solteiro, com 27 anos e tendo quatro de formado. Deixou três irmãos.
Em 26 de março de 1993, foi post mortem a primeiro-tenente.
Durante o período em que esteve à frente da Prefeitura de Aeronáutica do Galeão, o então coronel-intendente Hélio Gonçalves teve a iniciativa de nominar as ruas da vila de oficiais e não apenas as numerar, como de costume. A partir de 1999, os logradouros passaram a receber o nome de oficiais falecidos em serviço. Assim, o trecho da Rua Capitão-Av. Enilton França à esquerda de quem sobe a Rua Sessenta e Seis (por extenso, mesmo; e que levou o nome Capitão-Av. Guilherme Antônio Sperry) passou a ser denominado Rua Tenente-Méd. Lúcio Baltoré.
Agradecimentos ao brigadeiro-intendente João Carlos Fernandes Cardoso, pelo contato com a família; e ao pai, brigadeiro Nebar Guillem Baltoré, por informações e cessão da foto
Com informações dos Correios, http://pt.scribd.com/doc/90585595/VALENCA-2011-ETIQUETA, www.informacoesdobrasil.com.br, www.radaroficial.com.br e da extinta comunidade do Orkut Baltoré