Praça Reverendo Eldo de Andrada (Cacuia [Boogie Woogie]) - CEP: 21930-446


Eldo Caldeira de Andrada nasceu em Florianópolis, a 1° de maio de 1916.
Iniciou no pastorado da Igreja Presbiteriana da Ilha do Governador em 1955 (até então no Bananal), onde ficou por 20 anos. Aliás, em seu pastorado foi construído o templo no Cocotá (nas esquinas das ruas Graná com Mutupana), inaugurado em setembro de 1962, após três anos de obras, só completamente concluído em 12 de setembro de 1973, quando, então, foi consagrado.
Após 25 anos de ministério, jubilou-se (aposentou-se das funções) naquele mesmo ano, continuando como pastor emérito.
Paralelamente à atividade religiosa, foi inspetor de Ensino Superior e inspecionava a Gama Filho.
Foi também um dos fundadores do então Rotary Club da Ilha do Governador, primeira denominação do Rotary RJ Ilha do Governador.
Eleito diretor sem pasta (algo como um conselheiro do presidente) para o primeiro Conselho Diretor do Rotary Club da Ilha do Governador, veio a ser presidente no biênio 1969/1970.
Foi em sua gestão - mais especificamente em 5 de maio de 1970 - que ficou decidido que o Rotary Club da Ilha do Governador apoiaria o Conselho Comunitário da XX RA na campanha pró-execução do projeto do Parque Manuel Bandeira, conforme concepção original daquela entidade.
Em sua vida secular, foi também advogado e professor catedrático na cadeira de Direito Privado, na Faculdade Plinio Leite.
Faleceu em sua cidade natal, em 28 de outubro de 1980.

Agradecimentos a Luiz Carlos Dias, secretário do Rotary-RJ Ilha do Governador, pela cessão da foto e informações rotarianas; a Simone Marien Vargas e ao amigo Israel Pires Bezerra pelos contatos; e a Maria Marien Vargas, Josias Alexandre de Souza e, principalmente, à filha Leila M. Caldeira de Andrada, pelas informações
Com dados do site da Igreja Presbiteriana da Ilha do Governador (www.ipig.org.br)

PRINCIPAL