Praia Grande (Freguesia [área da Marinha]) - sem CEP pelos Correios


A Praia Grande, atualmente região de Marinha, localiza-se entre a atual praia dos Bancários (anteriormente Praia das Pelônias) e o Saco do Pinhão, na Zona Leste da Ilha do Governador.
No século XIX, a região era ocupada por algumas caieiras, que se aproveitavam da abundância de conchas de mariscos para a fabricação de cal, que misturada ao óleo de baleia formava a argamassa utilizada em construções.
A cal era obtida pela calcinação das conchas em fornos providos de uma chaminé para circulação do ar.
Por desconhecerem a história e a tradição dos primitivos moradores, vários sambaquis, do tempo das primeiras ocupações indígenas na Ilha do Governador, foram destruídos pelas caieiras para o aproveitamento das conchas.
Devido à ocupação da área pela Marinha, os moradores locais tiveram suas terras desapropriadas nos anos de 1949 e 1950. No entanto, durante um breve período na década de 60, os moradores dos bairros vizinhos obtinham facilmente autorização do Corpo de Fuzileiros Navais para banhos de mar e pesca no local.

Fonte: http://ilhadogovernador.nafoto.net/photo20140731183322.html, Guia Rex e Portal Geo Rio (http://portalgeo.rio.rj.gov.br)
Foto: http://fotoclone.in/ilhadogovernador/ilhadogovernador_703.html

PRINCIPAL