Diferentemente da praça que leva seu nome com "V", Oswaldo (com "W") Fernandes Bouças nasceu a 10 de fevereiro de 1910, no Rio de Janeiro e residiu durante muitos anos no Jardim Guanabara, à Rua Alberto Maranhão.
Foi casado com Maria Emília, com quem teve duas filhas: Maria Cristina e Maria José.
Era filho da tradicional família Bouças, que fundou a Companhia Imobiliária Santa Cruz e loteou e vendeu muitas terras na Ilha do Governador.
Muito atuante e relacionado com autoridades, fez muitos trabalhos comunitários. Na época da crise da água, abasteceu o bairro com carros-pipa.
Foi um dos fundadores do Rotary Club Ilha do Governador e seu segundo presidente, no período rotário 1966-1967.
Segundo o próprio Rotary, "não foram muitos os atos desenvolvidos na gestão de Oswaldo Bouças, dado que à época transcorria apenas, o segundo ano de operação do clube (hoje com 48 anos de bons serviços prestados à comunidade insulana e mundial) , que ainda procurava sua identidade frente à comunidade insulana."
Sua esposa, Maria Emília, durante o período rotário 1971-1972, presidiu a Casa da Amizade da Família Rotária da Cidade do Rio de Janeiro, instituição ainda existente e que tem como objetivo atender necessidades de comunidades carentes do Rio de Janeiro, sendo administrada e operacionalizada por rotarianas e senhoras de rotarianos.
Oswaldo Bouças foi também conselheiro do Iate Clube Jardim Guanabara.
Veio a falecer em 1979, aos 69 anos.
Agradecimentos a Luiz Carlos Dias, secretário do Rotary-RJ Ilha do Governador, pela cessão da foto e parte das informações, com dados de "Quebra-Coco, nosso bairro e nossas ruas"