Avenida Ilha do Fundão (Bancários) - CEP: 21910-240


A Ilha do Fundão como a conhecemos foi criada a partir do aterro de um arquipélago de oito ilhas durante a construção do campus da então Universidade do Brasil - hoje Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - na década de 50.
Primitivamente, o arquipélago era formado pela própria Ilha do Fundão, correspondente hoje à área do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho; a Ilha de Bom Jesus, correspondente hoje à área do Centro de Tecnologia, da Faculdade de Letras e da unidade do Exército (Santuário Militar de Bom Jesus da Coluna e Asilo dos Inválidos da Pátria), a Ilha da Sapucaia, correspondente hoje à área da Reitoria, do Parque Tecnológico do Rio e da Vila Residencial; a Ilha do Catalão, atualmente ponta e reserva ambiental administrada pela UFRJ; além das ilhas do Baiacu e das Cabras, ambas situadas entre a do Fundão e do Catalão; e as ilhas do Pindaí do Ferreira e Pindaí do França, ambas situadas entre as ilhas do Fundão e de Bom Jesus.
A área total da ilha da Cidade Universitária corresponde a 5.238.337,82 m², tendo, em 2010, apenas 1.556 moradores. É onde estão concentradas a maioria das unidades acadêmicas e administrativas da UFRJ.
Oficialmente a Cidade Universitária é considerada como bairro e pertence à Região Administrativa da Ilha do Governador.

Fonte: Wikipedia e Fotolog Ilha Hoje (http://fotolog.terra.com.br/ilhahoje:4007)
Foto: Programa de Graduação em Anatomia/ICB- UFRJ

PRINCIPAL