Rua Eurico Silva (Jardim Guanabara) - CEP: 21940-220


Português de nascimento, Eurico António Crispim da Silva nasceu em Vila de Melgaço, no dia 16 de setembro de 1900.
Autor de radionovelas durante a era do rádio, mudou-se para o Brasil em 1916, e em 1919 iniciou a carreira de ator com a peça "O Mártir do Calvário" (de Eduardo Garrido), apresentada no Teatro Carlos Gomes.
A mudança para o Rio de Janeiro dera-se por ter ali alguns amigos padeiros, mas logo Eurico Silva se interessa pelo meio artístico.
A primeira das 15 peças que escreveu estreou em 1932, pela companhia de Procópio Ferreira, para quem traduziu outras tantas.
Em 1939, transferiu-se para o rádio, atuando no programa "Teatro em Casa" da Rádio Nacional como ator e produtor. Dois anos mais tarde voltou para o teatro e em 1945 voltou à emissora.
Como produtor tornou-se responsável por vários programas famosos à época, como Versos e Melodias, Casa da Sogra, Neguinho e Juraci, e foi autor de 28 radionovelas , além de ter traduzido outras, como "O Direito de Nascer", de Félix Caignet, transmitida em 1951 em 273 capítulos, e que veio a ser o maior sucesso do gênero já registrado no país.
Com a estreia da televisão, é um dos redatores das novelas da Rede Tupi, onde escreveu "Olhos que Amei", em 1965, ano em que faleceu.
No cinema, foi roteirista parceiro de J. Rui em filmes como "Não Adianta Chorar" (1945) e com Oscarito no elenco. Dirigiu ainda três filmes.
Fundou e dirigiu a Companhia de Comédias Cazarré-Elza-Delorges, administrou a companhia do Procópio Ferreira e a de Joracy Camargo, tendo ainda nos anos 40 participado da Sociedade Brasileira de Autores Teatrais.

Fonte: Wikipedia e www.memorialdafama.com e www.imdb.com
Foto: "A Noite", de 29 de novembro de 1957 (Acervo Biblioteca Nacional)

PRINCIPAL