Rua Visconde de Ouro Preto (Tauá) - CEP: 21910-520


Afonso (ou Affonso, na grafia da época) Celso de Assis Figueiredo nasceu em Ouro Preto, no dia 2 de fevereiro de 1836.
No início do século XX, posteriormente à Proclamação da República, foi professor de Direito Civil e Comercial da Faculdade Livre de Ciências Jurídicas e Sociais do Rio de Janeiro. Foi um dos políticos mais importantes do II Reinado e grande amigo de D. Pedro II.
Foi eleito senador pela Província de Minas Gerais e tomou posse em 26 de abril de 1879. Também ocupou os cargos de secretário de Polícia, inspetor da Tesouraria Provincial e procurador da Fazenda. Tendo sido deputado provincial em dois mandatos e deputado geral por Minas Gerais por quatro vezes.
Foi ministro da Marinha e da Fazenda e membro do Conselho de Estado. Presidiu o último Conselho de Ministros do Império. Assis Figueiredo foi preso em 15 de novembro de 1889 no Quartel-General do Campo de Santana, no dia da Proclamação da República, com todo o ministério, tendo sido exilado em seguida.
Ainda no Império, o visconde, monarquista convicto, abraçou a causa abolicionista. Quando senador, criou um imposto de 20 réis sobre o preço das passagens de bonde, fato que gerou grande agitação no Rio de Janeiro, conhecida como a Revolta do Vintém, em janeiro de 1880.
Publicou, entre outras obras, "A Esquadra e a Oposição Parlamentar" e "Advento da Ditadura Militar". Foi agraciado com o título nobiliárquico de visconde de Ouro Preto em 13 de junho de 1888.
Faleceu no Rio de Janeiro, em 21 de fevereiro de 1912.

Fonte e foto: Wikipedia



PRINCIPAL