Veludinho, saltador, papa-arroz, bate-estaca, tizirro ou ainda - como é mais conhecido aqui no Rio - tiziu (Volatinia jacarina) é uma ave da família Thraupidae que ocorre em todas as regiões do Brasil, sendo muito comum principalmente em áreas de vegetação alterada, como capinzais. É sexualmente dimórfica (machos diferentes de fêmeas), sendo que os machos apresentam uma plumagem nupcial preto/azulada com manchas subaxilares brancas; enquanto as fêmeas e os jovens, uma coloração parda.
Sua estação reprodutiva no cerrado coincide com a estação chuvosa (de novembro a março), em que a disponibilidade de recursos é maior, principalmente insetos, fonte essencial de proteínas para o crescimento dos filhotes, e sementes de gramíneas, principal fonte de alimento dos adultos. Ao final da estação reprodutiva, a maioria dos indivíduos se retira da região, retornando apenas na próxima estação reprodutiva. Entretanto, no Pará, por exemplo, a reprodução pode durar o ano todo.
Durante a estação reprodutiva, machos são facilmente visualizados fazendo saltos verticais durante o qual batem as asas, mostrando as manchas brancas e emitindo um som bastante característico, cuja onomatopeia deu origem ao nome tiziu.
Esses saltos parecem ter uma função tanto na seleção intersexual (corte de fêmeas) quanto na intrassexual (competição entre machos), sendo a proporção entre machos e fêmeas um fator altamente relacionado ao investimento em saltos por parte dos machos.
Fonte: Wikipedia e www.wikiaves.com.br
Foto: Dario Sanches (CC)