Rua Soldado Wandel Sarmento (Tauá) - CEP: 21920-095


Soldado do Exército, Vandel (com "V", diferentemente da rua que leva seu nome) Rodrigues Sarmento nasceu no Rio de Janeiro em 1930 e faleceu na explosão do campo de instrução de Gericinó no dia 18 maio de 1949.
Naquele dia, tropas do Exército realizavam exercícios no campo de manobras do local. Estava em andamento uma demonstração de tiro real das armas de uma divisão de Infantaria para os oficiais-alunos da Escola de Aperfeiçoamento do Exército. O exercício foi também acompanhado por numerosos oficiais e praças da Polícia Militar do então Distrito Federal, inclusive os alunos de sua Escola Profissional, em que se formavam seus oficiais.
Quando eram disparados tiros de morteiro visando a alvos a 200 metros, uma das granadas explodiu ao deixar o tubo. Da terrível deflagração resultaram vários mortos, a maioria oficiais do Exército, e cerca de 60 feridos, inclusive o próprio comandante da Escola de Aperfeiçoamento, coronel Justino Alves Bastos.
Vandel Sarmento promovido post mortem a cabo.

Fonte: "Correio da Manhã", de 29 de maio e de 14 de junho de 1949, Biblioteca Nacional, "O Globo", de 8 de maio de 1954 (http://acervo.oglobo.globo.com) e http://roberto-menezes.blogspot.com.br
Foto: http://roberto-menezes.blogspot.com.br

PRINCIPAL