Rua Severiano da Fonseca (Jardim Guanabara) - CEP: 21931-220


Patrono do Serviço de Saúde do Exército, João Severiano da Fonseca, militar, médico, político, professor, escritor, historiador e diplomata brasileiro, nasceu a 27 de maio de 1836, na Cidade de Alagoas (hoje chamada Marechal Deodoro).
Filho do tenente-coronel Manuel Mendes da Fonseca e de Rosa Maria Paulina da Fonseca. O casal teve duas filhas e oito filhos, sendo que todos os homens seguiram a carreira militar.
Entre os irmãos, o mais famoso é, sem dúvida, o marechal Manuel Deodoro da Fonseca, generalíssimo, proclamador da República primeiro presidente do Brasil.
João Severiano também era tio de Hermes Rodrigues da Fonseca, futuro presidente brasileiro.
Ao contrário dos irmãos, João Severiano não seguiu prontamente a carreira das armas, matriculando-se na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. Em 1858, recebeu o grau de doutor.
Em 29 de janeiro de 1862, ingressou no Corpo de Saúde do Exército Brasileiro, no posto de segundo-tenente, como cirurgião. Dois anos mais tarde, iniciou seus serviços na Campanha do Uruguai, seguindo para a Campanha da Tríplice Aliança, na qual combateu até 1870. Nesse período, foi repetidamente merecedor de elogios e condecorações pelo zelo, competência e senso humanitário que exercia suas funções, o que lhe valeu a promoção a capitão, a designação a servir no então Hospital Militar da Guarnição da Corte e a comenda de oficial da Imperial Ordem do Cruzeiro, tornando-se o único oficial do Corpo de Saúde a receber tal condecoração.
Em 1887, atuou como médico na Comissão de Limites com a Bolívia em Corumbá, regressando após três anos para ser reintegrado ao Hospital da Guarnição da Corte. Por uma determinação do ministro da Guerra, que não mais permitia a direção dos hospitais militares por oficiais leigos (não médicos), João Severiano, já como tenente-coronel, assumiu interinamente a direção do hospital na transição do Brasil Imperial para o Brasil República (e do Hospital da Guarnição da Corte para o Hospital Central do Exército).
Militar mais antigo do Corpo de Saúde à época, foi, logo depois, promovido a coronel e nomeado Inspetor do Pessoal do Serviço Sanitário, sendo efetivado no posto de general-de-brigada, - tornando-se o primeiro médico a chegar a este posto -, como inspetor geral do Serviço de Saúde a 4 de outubro de 1890 - foi o sétimo diretor de Saúde.
Serviu, ainda, no Hospital Militar de Andaraí e chefiou a enfermaria da Escola Militar da Praia Vermelha, além de ter sido nomeado professor da cadeira de Ciências Físicas e Naturais do Imperial Colégio Militar em 1889.
Ainda em 1890, passou a fazer parte do Conselho Supremo Militar de Justiça e, no ano seguinte, elegeu-se senador e afastou-se da ativa. Ao término do mandato, em 4 de novembro de 1893, ele foi reintegrado ao Exército e retornou à Inspetoria-Geral do Serviço Sanitário, o qual ocupou até seu falecimento em 7 de novembro de 1897, na Cidade do Rio de Janeiro.

Fonte: Hospital de Campanha Hospital Oswaldo Cruz e Wikipedia
Imagem: Hospital de Campanha Hospital Oswaldo Cruz

PRINCIPAL