A Sardenha (em italiano, Sardegna; em sardo, Sardigna) é uma ilha do Mediterrâneo Ocidental e uma região autônoma da Itália meridional, com área de 24.090 km², 1,65 milhão de habitantes e cuja capital é Cagliari.
As línguas oficiais são italiano e sardo.
Situada a oeste da Península Itálica, sul da Córsega e norte de Tunísia, administrativamente é, desde 28 de fevereiro de 1948 uma região autônoma com estatuto especial; juntamente com Vêneto, é uma das duas regiões cujo status na região descrevem os habitantes locais com a expressão "popolo" (pessoas), expressão destituído de qualquer significado jurídico ou o reconhecimento legal das diferenças com outros cidadãos italianos.
A maior parte da costa é alta e rochosa, com trechos longos e relativamente direitos, com muitos cabos imponentes , algumas baías largas e profundas, existindo numerosas ilhotas e ilhas menores.
O território é predominantemente constituído por montanhas e colinas com altitudes geralmente entre os 300 e os 1.000 m. O maior maciço montanhoso, o Gennargentu, encontra-se na parte centro-oriental da ilha e tem o seu ponto mais alto, a Punta La Marmora (1.834 m). Outras montanhas importantes são o Monte Limbara (1.362 m), no nordeste, o Monte Rasu (1.259 m), no maciço de Marghine e Goceano (norte), o Monte Albo (1.057 m), no maciço de Sette Fratelli (sudeste), e no sudoeste, o Monte Linas (1.236 m) e os Montes Sulcis.
As áreas montanhosas e planaltos estão separados por extensos vales aluviais e planícies, sendo as mais importantes as de Nurra, a noroeste, e de Campidano, a mais extensa, no sudoeste, entre Oristano e Cagliari.
Os principais rios são o Tirso, com 151 km, o Flumendosa, com 127 km, e o Coghinas, com 115 km. Existem pelo menos 54 barragens que são usadas para irrigação agrícola e produção de eletricidade. As mais importantes são a de Omodeo e de Coghinas. O único lago natural de água doce é o de Baratz, no noroeste, perto de Alghero. Existem várias lagoas de água salgada pouco profundas ao longo da linha costeira.
As ilhas mais importantes são: Asinara, San Pietro, Sant'Antioco e as do arquipélago de Maddalena.
A geologia sarda é muito interessante, já que as rochas que aí se encontram são das mais antigas da Europa e as mais antigas de Itália. Essa antiguidade explica a não existência de grandes altitudes na ilha, devido à prolongada erosão.
No passado, tanto a Sardenha como a Córsega estiveram ligadas ao continente europeu (placa euroasiática). Por efeito da deriva continental, ambas as ilhas se separaram do continente no período oligocênico, há cerca de 30 milhões de anos.
Contrariamente à Itália continental e à Sicília, a Sardenha não é propensa a sismos.
Fonte: Wikipedia
Mapa: A Sardenha (em marrom) no mapa da Itália (em ocre): Wikipedia