Rua Princesa (Moneró, pela Prefeitura; Portuguesa, pelos Correios) - CEP: 21920-465


[Do francês princesse; através do espanhol princesa e da forma antiga princessa, influenciada por duquesa, baronesa, etc.]. S.f. 1. Mulher do príncipe, filho ou membro de família reinante. 2. Soberana de principado 3. Filha de rei. 4. Por ext. Sobreana ou rainha.
A rua, anteriormente conhecida como "Rua P", leva esse nome em homenagem à princesa (hoje rainha) Sílvia da Suécia (Silvia Renate Sommerlath).
Rainha-consorte do rei Carlos XVI Gustavo da Suécia, Silvia nasceu em Heidelberg, a 23 de dezembro de 1943.
É a mais nova de três crianças, filha do empresário alemão Walther Sommerlath (que tornou-se presidente da subsidiária brasileira da metalúrgica Uddeholm) e da brasileira Alice Soares de Toledo.
A rainha tem dois irmãos: Ralf e Walther Sommerlath. Seu terceiro, Jörg Sommerlath faleceu em 2006. A família Sommerlath viveu em São Paulo entre 1947 e 1957, onde Silvia estudou na tradicional escola alemã Colégio Visconde de Porto Seguro. A família retornou para a então Alemanha Ocidental em 1957.
No início dos anos 1970, trabalhou junto ao consulado argentino em Munique, durante os Jogos Olímpicos de Verão de 1972. Trabalhou como diretora do protocolo dos Jogos de Inverno em Innsbruck, na Áustria, e, brevemente, como comissária de bordo.
Intérprete, Sílvia fala seis línguas: sueco, alemão, francês, espanhol, português e inglês. Além disso, é fluente na língua de sinais para deficientes auditivos.
Durante os Jogos Olímpicos de Munique em 1972, Sílvia Sommerlath conheceu o então príncipe herdeiro Carlos Gustavo da Suécia. Com a morte do rei Gustavo VI Adolfo da Suécia em 14 de setembro de 1973, Carlos Gustavo foi coroado rei, cinco dias depois. Ele e Sílvia anunciaram seu noivado em 12 de março de 1976. Casaram-se três meses mais tarde, em 19 de junho, na catedral Storkyrkan, Estocolmo. Foi o primeiro casamento de um monarca sueco reinante desde 1797. Se eles tivessem casado durante o reinado de Gustavo VI Adolfo da Suécia, ele perderia o direito ao trono.
Em celebração ao casamento, foi realizado um baile de gala no dia 18 de junho de 1976, com a presença do rei Carlos XVI Gustavo da Suécia, a futura rainha Sílvia e seus pais, Walther e Alice.
Segundo ela, os filhos foram educados como crianças comuns, apesar dos títulos de alteza real e dos compromissos com o trono sueco. Até a educação secundária, os príncipes estudaram em escolas públicas.
A 13 de janeiro de 1987, recebeu a Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo e a 2 de maio de 2008 recebeu a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique.

Fonte: Novo Dicionário Aurélio, "Correio da Manhã", de 7 de outubro de 1967 (Acervo Biblioteca Nacional) e Wikipedia
Foto: Wikipedia

PRINCIPAL