Rua Pracinha José Varela (Pitangueiras) - CEP: 21930-005


José Varela nasceu em Ceará-Mirim (RN). Era filho de Benedito Varela e de Maria Dardomes Custódio.
São de um biógrafo estas palavras: "Desde criança, pertencia à Comissão Regional de Escoteiros do Mar de Natal".
Fez o Primário no Grupo Escolar Isabel Gondim, onde foi aluno exemplar. A pedido da Comissão Regional de Escoteiros do Mar, a Prefeitura de Natal honrou uma das ruas principais da cidade com seu nome. O grupo escolar inaugurou civicamente seu retrato.
Padioleiro, José Varela fez parte do grupo que se encarregou do atendimento aos feridos na conquista de Montese (Itália), um dos maiores feitos da FEB e que marcou de forma significativa o início da Ofensiva da Primavera. Foi também de grande importância estratégica, já que com as vitórias obtidas pelos Aliados em Vergato, Tole, Monte Mosca, Monte Pero, Monte Sole, Monterumici e Monte Adone, a façanha militar brasileira contribuiu decisivamente para desmantelamento das tropas alemãs na região. Entretanto, custou sua vida em ação no dia 14 de abril de 1945, com a explosão de uma granada sobre o padioleiro Geraldo Baeta da Cruz, que morreu no mesmo instante. Quando tentavam retroceder, outra granada matou José Varela e feriu Eduardo Gomes dos Santos, vindo este também a falecer horas depois, devido ao forte deslocamento de ar de uma explosão próxima, já que estava muito debilitado por prolongada perda de sangue.
José Varela foi condecorado post mortem com as medalhas Campanha de Sangue e Cruz de Combate. Sua identidade era 1G-305.620.

Fonte: Superinteressante, www2.uol.com.br/omossoroense/150403/especial.htm, http://jullyetth-excombatentes.blogspot.com.br, www.anvfeb.com.br e www.portalfeb.com.br (Texto de Marcus Arantes)
Foto: www.anvfeb.com.br

PRINCIPAL