Ponta do Galeão (Galeão) - CEP: 21941-520


Para demonstrar que as madeiras tropicais eram excelentes para a construção naval, o governador Salvador Correia de Sá e Benevides deu início, em 1659, à construção daquele que seria o maior navio do mundo: o galeão Padre Eterno.
O local do estaleiro ficou conhecido como Ponta do Galeão. Ali mandou reunir grandes toras de madeira, oriundas principalmente das matas da Ilha Grande, distante quase 100 km, no litoral sul da capitania, fazendo vir da Europa os técnicos para orientar os carpinteiros indígenas.
Quatro anos mais tarde, no Natal de 1663, foi lançada ao mar a embarcação.
Dotado de duas cobertas armadas de canhões, o Padre Eterno tinha 53 metros de comprimento - algo extraordinário para a época - e capacidade para o transporte de duas mil toneladas de carga, e era dotado de duas cobertas, com capacidade para 140 peças de artilharia, armamento que superava o de muitas fortalezas coloniais à época. As madeiras e o seu projeto tornavam-no leve e resistente, além de fácil de ser manobrado. O seu mastro principal era feito de um único tronco, com quase três metros de circunferência na base.
Em 1665, fez sua primeira viagem atravessando o Atlântico e aportando em Lisboa, onde despertou a atenção dos governantes portugueses e também dos espiões estrangeiros.
Este prodígio da construção naval portuguesa viria a naufragar nas águas do Oceano Índico, alguns anos mais tarde.

Fonte: Wikipedia e Rotary Ilha
Gravura do Padre Eterno na entrada do Rio Tejo, em Portugal, no livro "Description de l'Univers" (1683): http://revistapesquisa.fapesp.br

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