Dramaturgo, poeta e romancista siciliano, Luigi Pirandello - com dois "LL", diferentemente da praça que leva seu nome - nasceu em Agrigento, a 28 de junho de 1867.
É considerado um grande renovador do teatro, com profundo sentido de humor e grande originalidade. Suas obras mais famosas são: "Seis Personagens à Procura de um Autor", "Assim é, Se Lhe Parece", "Cada Um A Seu Modo" e os romances "O Falecido Matias Pascal", "Um, Nenhum e Cem Mil" e "Esta Noite Improvisa-se", entre outros.
Sua primeira peça de teatro foi "O Torniquete" escrita entre 1899 e 1900 e encenada pela primeira vez em 1910.
Recebeu o Nobel de Literatura de 1934.
Coloca que o cômico nasce de uma percepção do contrário (no livro "Do Teatro ao Teatro", há um capítulo que se chama "O Humorismo"), mas essa percepção pode se transformar num sentimento do contrário: é quando aquele que ri procura entender as razões da piada. Portanto não existe mais o distanciamento.
Pirandello separa o cômico do humorístico; para passar da atitude cômica para a atitude humorística, é preciso renunciar ao distanciamento e à superioridade.
Luigi Pirandello participou da campanha "coleta do ouro", organizada pelo ditador italiano Benito Mussolini, que visava a levantar fundos para o país.
A campanha era uma resposta à Liga das Nações, que impôs sanções econômicas à Itália após esta ter invadido e declarado guerra a Etiópia (1935-36).
Pirandello doou sua medalha do Prêmio Nobel.
Faleceu em Roma, no dia 10 de dezembro de 1936.
Fonte e foto: Wikipedia