Travessa Paulo Mourão (Tubiacanga, pelos Correios; Galeão, pela Prefeitura) - CEP: 21932-035


Paulo Antônio de Souza Mourão nasceu em Guaxupé (MG) em 1951. Começou seu treinamento em Ciência em 1971, quando como segundanista do curso de Medicina começou a estagiar no Departamento de Bioquímica, Escola Paulista de Medicina (atualmente Universidade Federal de São Paulo) sob a orientação de Carl P. Dietrich. Neste período, seu trabalho concentrou-se no estudo dos glicosaminoglicanos urinários de pacientes com mucopolissacaridose. Destes estudos resultou a descrição de um novo erro inato do metabolismo, caracterizado pela deficiente sulfatação do condroitim sulfato. Em dezembro de 1975 concluiu seu curso de Medicina e iniciou a Pós-graduação em Bioquímica. Sua tese intitulada "Condroitim sulfatos A e C: distribuição em diferentes tipos de cartilagens e alterações em estados patológicos" foi concluída em dezembro de 1977.
Em 1978, iniciou seu trabalho de pesquisa independente no Laboratório de Investigação em Reumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, onde obteve um cargo como médico assistente. Neste período seu trabalho concentrou-se no estudo da síntese de glicosaminoglicanos por células normais e patológicas crescidas em cultura, orientando uma tese de doutorado. Foi também um período de muita colaboração científica com outros grupos da mesma Instituição.
Em 1979 recebeu uma bolsa de Pós-doutorado do National Institutes of Health, nos EUA, para permanecer por um ano no Departamento de Bioquímica do Baylor College of Medicine (em Houston, Texas) no laboratório do Prof. N. Di Ferrante. Neste período, estudou interação entre glicosaminoglicanos da parede arterial com lipoproteínas plasmáticas.
Ao retornar ao Brasil obteve por concurso uma posição como professor adjunto no Departamento de Bioquímica da UFRJ. Nesta instituição já publicou mais de 60 trabalhos em revistas internacionais e orientou sete teses de Mestrado e cinco de Doutorado.
Nos últimos anos seu trabalho tem se concentrado no estudo de polissacarídeos sulfatados de invertebrados marinhos. O principal objetivo deste estudo é comparar estes polímeros com os glicosaminoglicanos de tecidos de vertebrados. Como resultado deste trabalho vários polissacarídeos com estrutura única foram descritos, tais como uma L-galactana sulfatada em tunicatos, um condroitim sulfato fucosilado e fucanas sulfatadas em equinoderma etc. Estes compostos têm demonstrado propriedades muito particulares, com importantes ações biológicas e vias metabólicas distintas daquelas descritas em vertebrados.
Em 1985, recebeu uma bolsa de cooperação internacional do "Natural Sciences and Engineering Research Council"- Canadá/CNPq - Brasil, para estagiar no Departamento de Química da McGill University. Em 1988 recebeu um auxílio do Conselho Britânico para estagiar por quatro meses na Inglaterra. Com exceção do período de um ano de Pós-doutorado nos EUA e dos dois curtos estágios na Inglaterra e Canadá, toda sua carreira científica foi realizada no Brasil.
Em 1992 obteve por concurso o cargo de professor titular no Departamento de Bioquímica da UFRJ. É pesquisador do CNPq desde 1978, atualmente no nível I-A. Seu trabalho de pesquisa vem sendo continuamente apoiado por auxílios do CNPq, Finep, Faperj, Fundação Banco do Brasil e Organização Mundial de Saúde.
Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico desde dezembro de 2010.

Fonte: Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Associação Brasileira de Ciências (www.abc.org.br)
Foto: Associação Brasileira de Ciências (www.abc.org.br)

PRINCIPAL