Parque Royal (Portuguesa pela Prefeitura; Tubiacanga, pelos Correios) - CEP: 21931-700

(ou Maruim)


Fundado em 1875, o grande magazine de Vasco Ortigão e Cia. começou sua existência numa pequena loja na Praça Coronel Tamarindo nº 12 (hoje Largo de São Francisco).
Além dessa unidade, tinha filiais na Avenida Central (hoje Rio Branco), em Juiz de Fora e Belo Horizonte e um escritório em Paris, que fazia a remessa das mercadorias importadas.
O Parc Royal foi uma casa modelo no comércio de tecidos, modas e confecções diversas.
Foi a precursora, no Rio de Janeiro, do sistema de preços fixos, marcados por meio de algarismo bem visíveis em todas as mercadorias. A foto mostra o Parc Royal no dia 9 de março de 1911, quando foi inaugurado o imponente edifício da Rua Ramalho Ortigão, com 140 janelas, 48 vitrines externas, cinco portas de entrada e 32 seções de venda. Na noite de 9 de julho de 1943, o Parc Royal foi totalmente destruído pelo fogo.
Já a comunidade é também chamada de Maruim leva esse nome por conta do inseto também conhecido como mosquitinho-do-mangue, Ceratopogonidae ou mosquito-pólvora picador, de uma família de pequenas moscas (um a quatro milímetros de comprimento) da ordem Diptera.
Estão intimamente relacionadas aos Chironomidae, aos Simuliidae (ou moscas pretas) e aos Thaumaleidae.
Maruim (ou maruí) são termos oriundos do tupi mberu'i, que significa "mosca pequena".

Fonte: Wikipedia, "O Globo", de 2 de novembro de 2013 (http://oglobo.globo.com/ela/gente/livro-conta-historia-do-magazine-parc-royal-que-ditou-moda-no-rio-16951818) e www.memoriaviva.com.br
Fontes: Fiocruz e www.memoriaviva.com.br

PRINCIPAL