Parque da Bica (Jardim Guanabara) - sem CEP pelos Correios


Bica. [De bico]. S.f. 1. Tubo, meia-cana, pequeno canal ou telha por onde corre e cai água. 2. Por ext. Qualquer orifício por onde escorre um líquido.
Até os anos 80, a bica ficava na calçada, na contenção do muro do nº 602 da praia homônima. Posteriormente, foi canalizada para o chafariz na areia da praia, mais recentemente para a fonte no meio do terreno e, finalmente, retornando ao lugar original do olho d'água.
O parque, como tal, foi inaugurado em 19 de outubro de 2014.
Em entrevista a Roberto Macchiute, Wagner Victer, ex-presidente da Cedae, comentou que, aproveitando o serviço de esgoto e eliminação das línguas negras que a empresa fazia, revitalizou o lugar que se encontrava realmente abandonado, servindo até mesmo de moradia, obra essa com apoio da prefeitura.
"Tentei resgatar alguns elementos históricos, fontes que nós já tínhamos em outras áreas da Cedae, como a cara de leão. A fonte estava obstruída, fiz uma limpeza embaixo, para que a água começasse a jorrar, pusemos aquela ninfa para ter um aspecto de parque, fizemos toda a recomposição urbanística do local. Fechamos com portão e a ideia é que a Comlurb sempre mantivesse, limpasse e realmente ficou muito bonito. Pedi, quando estava presidente na Cedae e mesmo quando estava no Estado que a Comlurb desse uma limpeza por lá, que a Cedae desse uma olhada. Todas peças fundidas fui eu que escolhi, com caráter histórico, de outras fontes, e elementos que mostram os fundidos que eram utilizados, franceses em sua maioria, nas fontes do Rio de Janeiro. Eu, quando na Cedae, resgatei diversas fontes que estavam abandonadas. É um espaço muito bonito e o pessoal da Ilha tem que conhecer mais."

Agradecimentos a Roberto Macchiute, pelas informações
Com informações do Novo Dicionário Aurélio
Fotos: J.C.Cardoso

PRINCIPAL