Rua Pajuçara (Cocotá) - CEP: 21910-300


De origem indígena, pajuçara, termo regional usado na Região Norte, significa: de estatura elevada; muito encorpado; agigantado.
Pajuçara também é o nome de uma praia situada em um dos bairros mais conhecidos de Maceió (AL).
Muito visitada pelos turistas, a Pajuçara alagoana abriga diversos hotéis. Um mercado crescente de flats e apartamentos para aluguel por temporada acrescentam uma variedade de opções de hospedagem. Possui galerias de artesanato.
As piscinas naturais de Pajuçara, a alguns quilômetros da costa, são o destino natural mais conhecido do bairro, depois da praia. O trajeto até as piscinas dura cerca de 20 minutos. É recomendável ao turista verificar a tábua das marés, pois o acesso ás piscinas deve ser feito preferencialmente na maré baixa.
Possui vasta opção de gastronomia e lazer. Além de, ao litoral, ser considerada uma parte onde se localizam moradores de classe média alta e, muitas vezes, de outras partes do mundo.
Também em Natal (RN), há um bairro de classe média baixa chamado Pajuçara. A ocupação e formação do bairro ocorreram principalmente na década de 1990 com a construção de conjuntos habitacionais, mas a oficialização do bairro só aconteceu em 1993 por meio da Lei n° 4.328/93.
Além disso, existe também Pajuçara, distrito do município de Maracanaú, cidade da Região Metropolitana de Fortaleza (CE).
Sua população é de cerca de 52 mil habitantes. Desde junho de 2009, iniciaram-se as reuniões do Movimento de Integração pela Emancipação de Pajuçara de Maracanaú.

Fonte: Wikipedia e www.dicionarioinformal.com.br
Fotos: Google Street View

PRINCIPAL