Olímpia é uma cidade da antiga Grécia. É famosa por ter sido o local onde se realizavam os Jogos Olímpicos da Antiguidade, tendo na época uma importância comparável à de Delfos, onde se realizavam os Jogos Pítios.
Os vestígios mais remotos da realização dos Jogos em Olímpia datam do ano de 776 a.C., tendo-se repetido a cada quatro anos (uma Olimpíada) até que foram abolidos, no século IV, pelo imperador Theodosius.
Também é conhecida pela gigantesca estátua de Zeus em marfim e ouro, criada pelo escultor Fídias, e que foi uma das sete maravilhas do mundo antigo. Escavações junto ao templo de Zeus, durante a década de 1950, revelaram a existência de um estúdio que se supõe ter pertencido a Fídias.
O estudo arqueológico de Olímpia começou com uma expedição francesa que, em 1829, escavou o bairro dos templos e seus arredores. Mais tarde, no final do século XIX, arqueólogos alemães continuaram o trabalho, acabando por descobrir, intacta, a estátua de Hermes de Praxiteles, entre outros artefatos. Em meados do século XX, o estádio onde tinham lugar as competições de corrida foi escavado.
Atualmente com a reinstituição dos Jogos Olímpicos por Pierre de Coubertin, a chama olímpica acende-se de quatro em quatro anos no restaurado estádio de Olímpia, utilizando a luz do sol refletida por um espelho parabólico. Essa chama vai depois acender uma tocha que é transportada por atletas até o local da realização dos Jogos dessa Olimpíada.
Fonte: "Quebra-Coco, nosso bairro e nossas ruas"
Ilustração de Pierers Universal-Lexikon, 1891 (DP)