Henrique de Magalhães nasceu em 14 de fevereiro de 1884, na Bahia.
Tendo-se ordenado em 1907, completou os seus estudos em Roma. Foi vigário da igreja de são Lourenço, em Niterói (RJ), coadjutor da matriz da Glória e vigário da igreja de santo Antônio dos pobres, ambas no Rio de Janeiro.
Desenvolveu intensa catequese num programa irradiado por mais de 25 anos na Rádio JB. Foi diretor e fundador de várias escolas e entidades de assistência social, dedicando-se de maneira especial as obras do leprosário da colônia de Curupaiti, onde fundou o serviço religioso, tendo construído a igreja existente no local.
Em 1961, Abelardo Barbosa, o Chacrinha, fez campanha contra o rock'n roll, que "perverte a mocidade". Ao seu lado, entre outros, estão Jorge Amado, Nora Ney e, obviamente, o monsenhor.
Faleceu a 7 de setembro de 1964.
Agradecimentos a Erica D'Azevedo, da Biblioteca do Instituto Teológico Franciscano (ITF), de Petrópolis, pelo envio da Necrologia, publicada na Revista REB vol. 24 n.3, de setembro de 1964; e à Profª Marília Melo de Lucas, diretora da Escola Municipal Henrique de Magalhães (em Bangu), pela cessão do quadro
Com informações do blog da Escola Municipal Henrique de Magalhães (http://emhenriquedemagalhaes.blogspot.com.br) e Túnel do Tempo (www.viajandonotempo.com.br)