Praça Mocanguê (Freguesia) - CEP: 21911-250


A Ilha de Mocanguê localiza-se no interior da Baía de Guanabara, em Niterói (RJ).
Na realidade, é constituída por duas ilhas conjugadas, conhecidas por Mocanguê Grande e Mocanguê Pequena (por vezes, creditada como Mocanguê Pequeno). Nelas se localizavam o estaleiro e as oficinas da Companhia de Navegação Lloyd Brasileiro.
A ilha foi doada à Marinha do Brasil pelo Governo Federal em dezembro de 1973. Nela foi estabelecida, em julho de 1977, a Estação Naval do Rio de Janeiro, extinta em maio de 1986 para dar lugar à Base Naval do Rio de Janeiro, integrada por uma série de Organizações Militares voltadas para a capacitação de pessoal para o exercício de cargos e funções na Marinha Brasileira. Atualmente a ilha é a sede da Esquadra Brasileira.
O nome é uma palavra do tupi-guarani que define: 1 - mistura de ovos batidos com farinha de mandioca e água; ou 2 - varais sobre braseiros para assar a carne ou o peixe (é o plural de mocae, grafado com til no "e").
Assim como outras ilhas dentro da barra, ambas as ilhas têm CEPs próprios (a Mocanguê Grande, 24040-300; e a Mocanguê Pequeno, 24040-305), além de a Base Almirante Castro e Silva (nela estabelecida) ainda ter um terceiro código: 24049-900, todos constando como pertencentes ao bairro da Ponta d'Areia, em Niterói.

Fonte: Wikipedia, Correios e www.dicionarioinformal.com.br
Foto: Marinha do Brasil

PRINCIPAL