Rua Maria Teresa Vieira (Portuguesa [Parque Royal]) - CEP: 21932-850


Arte-educadora que tanto contribuiu na formação de várias gerações de artistas, com o desenvolvimento da arte educação, da arte terapia, da educação inclusiva e da inclusão social através das artes, Maria Tereza da Silva Vieira nasceu em Maceió (Alagoas), em 30 de outubro de 1932. Estudou no Colégio Imaculada Conceição e no Colégio Batista Alagoano. Aos 16 anos, começou a estudar pintura com Miguel Torres e depois com Lourenço Peixoto.
Sua primeira exposição individual foi em 1949, na Câmara Municipal de Maceió, que lhe concedeu uma bolsa para fazer seus estudos no Rio de Janeiro. No ano seguinte, ingressa na Escola Nacional de Belas Artes, no Rio, sendo aluna, entre outros, dos professores Henrique Cavalheiro, Edson Mota e Georgina Albuquerque.
Em 1950, classifica-se para o Salão de Arte Moderna, na seção de Desenho. Foi premiada no Salão de Arte Moderna, no Rio de Janeiro, em 1963. Em 1965, ainda no Salão de Arte Moderna, recebe o Prêmio de Viagem ao País. Tem também o curso de Contabilidade e Criatividade.
Fez Desenho Artístico para a Rádio Ministério da Educação e foi ilustradora das revistas "Manchete", "Fon-fon", "Cigarra" e "Revista da Semana", como também no jornal "Última Hora". Ministrou cursos de Recriatividade no Serviço Social da Indústria (Sesi) e de Técnicas de Pintura, na Escola de Arquitetura de Minas Gerais.
Dirigiu a Oficina de Arte Maria Teresa Vieira, no Rio de Janeiro, um centro de educação artística onde eram ministrados cursos nas variadas técnicas e materiais artísticos, tais como pintura, desenho, escultura, cerâmica, entre outros.
Faleceu no Rio de Janeiro, em 1998.

Fonte: Decreto nº 26.229, de 17 de fevereiro de 2006 (http://cm-rio-de-janeiro.jusbrasil.com.br), "Dicionário mulheres de Alagoas ontem e hoje", http://mteresavieira.blogspot.com.br e http://escoladeartemtv.blogspot.com.br
Foto: http://escoladeartemtv.blogspot.com.br

PRINCIPAL