Bombardinista, trombonista e tubista, Luiz Paulo da Silva (por muitas vezes, creditado sem o "da") nasceu em São Gonçalo (RJ), em 2 de novembro de 1912.
Estudou na Escola Nacional de Música.
Maestro Paulo Silva (e não "Paulo e Silva" ou ainda "Paula e Silva", como em algumas placas e documentos oficiais) foi um dos mais atuantes bombardinistas do Rio de Janeiro. Foi tubista da Orquestra do Theatro Municipal e músico do quadro da Rádio Nacional. Fazia parte da Banda Lira do Chopotó e da Banda de Altamiro Carrilho, além de maestro de vários grupos de frevo.
Tenente do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, na sua gestão à frente da banda da corporação (como sucessor do maestro Adjalma Rodrigues da Silva), gravou o disco "Estas Também São de Rancho", que alcançou o primeiro lugar em vendas de discos, com a famosa adaptação da composição de Bach, "Jesus Alegria dos Homens" com versos de Vinícius de Moraes, com o título de "Ranchos das Flores".
Paulo Silva teve a oportunidade de receber o prêmio de "Melhor em LP" nos anos de 1958, 1959 e 1960.
Faleceu em 1982, aos 70 anos, pouco depois de cair na aposentadoria compulsória.
Fonte: Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Banda de Música do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (www.banda.cbmerj.rj.gov.br), citando o livro "Banda Maravilhosa" de Luiz Viana; Calendário da Música - Portal Arquivo Nirez (http://arquivonirez.com.br), e www.memoriamusical.com.br
Foto: www.banda.cbmerj.rj.gov.br