Rua Lausimar Laus (Portuguesa [Village]) - CEP: 21920-395


Lausimar Maria Laus nasceu em Itajaí (SC) a 16 de abril de 1916, filha de Pedro Paulo Laus e Maria Stuart Laus. Foi casada duas vezes, sendo que ficou viúva do oficial do Exército Sílvio Conti Filho.
Teve dois filhos: Gualberto e Eli. Em muitos documentos Lausimar Maria Laus é citada pelos nomes Lausimar Laus Gomes e Lausimar Laus Conti. Contudo, adotou o nome artístico de Lausimar Laus.
Estudou na Primeira Escola Mista da Barra do Rio e depois se transferiu para o Grupo Escolar Victor Meirelles. Na década de 30 seguiu para Florianópolis onde se formou normalista pelo Instituto de Educação.
No Rio de Janeiro, trabalhou no Ministério da Educação e Saúde e ingressou no magistério público no ano de 1944. Foi também no Rio que publicou seus primeiros versos no ano de 1942, com o título de "Confidências". m 1948 publicou seu primeiro livro de contos direcionados ao público infantil: "Histórias do Mundo Azul".
Em 1952, Lausimar ganhou o segundo lugar no concurso da Academia Brasileira de Letras (ABL), categoria teses. Como prêmio publicou em 1953 o livro "O Romance Regionalista Brasileiro".
Nas décadas de 60 e 70, promoveu diversas viagens de estudo ao exterior e consolidou sua carreira no magistério superior. Em 1962 recebeu credencial da revista "Manchete" para uma série de reportagens na Alemanha e em 1965. Em 1970 publicou seu primeiro romance, intitulado de "Tempo Permitido", prefaciado por Rachel de Queiroz e editado pelo Instituto Nacional do Livro em parceira com a Editora Americana. Em 1975 publicou pelo Instituto Nacional do Livro e Editora Pallas a sua obra de maior sucesso: "O Guarda-roupa Alemão".
Lausimar contribuiu com a revista "Manchete" e chegou a ocupar a segunda página da revista "O Cruzeiro "com suas crônicas. Publicou em "O Globo", "Diário de Notícias", "Correio da Manhã", "Jornal do Commércio", "Jornal do Brasil" (suplemento do livro), "O Estado de Minas Gerais" (Suplemento Literário), "Correio do Povo" (Caderno de Sábado), "O Estado de São Paulo" (Suplemento Literário) e "Jornal do Povo" (hebdomadário itajaiense).
Na área musical, teve vários poemas seus musicados por Aristides M. Borges e gravados com o selo da RCA Victor. A música que obteve maior sucesso foi gravada com o título: "Tenho Pensado Tanto em Ti".
No setor acadêmico, Lausimar se licenciou em Letras Clássicas pela Faculdade de Letras da Universidade Santa Úrsula. Titulou-se mestra em Letras pela UFRJ e doutora pela Faculdade de Letras da Universidade de Madri. Exerceu por muitos anos o magistério superior na Universidade Federal Fluminense (UFF), em especial como professora de Literatura Alemã.
Lausimar Laus morreu aos 63 anos de idade, vítima de infarto fulminante, no dia 3 de outubro de 1979. Lausimar foi sepultada no Rio de Janeiro no cemitério de são Francisco Xavier, bairro do Caju.

Fonte: http://pt.scribd.com/doc/57492836/O-Guarda-Roupas-Alemao
Foto: http://omeninoquenaomachuca.files.wordpress.com

PRINCIPAL