Rua Justo Jansen Ferreira (Jardim Guanabara) - CEP: 21931-280


Justo Jansen Ferreira nasceu em São Luís (no Maranhão), a 16 de março de 1864 e faleceu na mesma cidade no dia 18 de agosto de 1930. Formou-se em Medicina no Rio de Janeiro. Atuou como professor de Geografia do Brasil no Liceu Maranhense; e de Física, Química e Mineralogia na Escola Normal do Maranhão.
Foi sócio fundador efetivo da Academia Maranhense de Letras e correspondente do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, do Instituto do Ceará, da Sociedade Astronômica de Paris, da Sociedade de Geografia de Lisboa, da Sociedade de Geografia do Rio de Janeiro, da Sociedade de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro e da Sociedade de Medicina do Paraná.
Seus principais trabalhos publicados foram "Fragmento para Corografia do Maranhão", de 1904; "A propósito da Carta do Maranhão", do mesmo ano; "Breve notícia sobre o ensino de Física, Química e Mineralogia no Maranhão", de 1907; "A Barra da Tutoia", de 1908; "Geografia Médica e Climatologia do Estado do Maranhão", "A Mulher e o Ensino Primário", ambos de 1910; "Carta Geográfica do Maranhão", de 1912; "Carta Geográfica da Ilha de São Luís" e "Planta da cidade de São Luís", também do mesmo ano; "Contribuição para a História e Geografia do Estado do Maranhão. Ainda a Barra da Tutoia", de 1913; e "A divisória pelo Parnaíba", de 1921.
Boa parte de sua obra desenvolveu-se no âmbito geográfico, com uma vasta problematização sobre áreas limítrofes entre o Maranhão e o Piauí, na região do delta do Rio Parnaíba.

Agradecimentos a Euges Lima, vice-presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM) pelo envio da foto
Fonte: Revista do IHGM - Março 2012 (http://issuu.com/leovaz/docs/revista_ihgm_40_-_mar_o_2012) e Relatório de Estágio Supervisionado (Universidade Estadual Vale do Acaraú - Instituto de Desenvolvimento Educacional do Maranhão - Curso de Pedagogia - Ana Cláudia Santos de Castro), em http://pt.scribd.com/doc/86501888/relatorio-estagio
Foto: http://ihgm1.blogspot.com.br

PRINCIPAL