Rua Juciape (Freguesia) - CEP: 21911-110

(antiga Rua Magioli)


Juciape ou Jussiape (mais usualmente com SS, mas sempre paroxítona) é um município do Estado da Bahia. Localizado na Mesorregião do Centro-Sul Baiano e na Microrregião de Seabra. Sua população estimada em 2010 era de 8.031 habitantes, os jussiapenses.
Fundada a 9 de julho de 1962, Jussiape está localizado na parte meridional da Chapada Diamantina, limitando-se com os municípios de Abaíra, Ibicoara, Mucugê, Rio de Contas, Ituaçu e Barra da Estiva.
Tem área territorial de 523 km² e dista 760 km da capital, Salvador.
O município é banhado pelo Rio das Contas e a sua sede fica situada nas suas margens. Está incluso no circuito do ouro e possui uma rica história, preserva seus costumes e suas tradições folclóricas e agrega em seu território belezas cênicas singulares como as cachoeiras do Canta galo e do Bicho, as grutas da Tapera e da Tabatinga, a Toca da Onça no Espinho, a Serra da Itobira, os garimpos antigos de Pedro Silva e Beta da Tavinha, o balneário Rio da Barra, em Caraguataí, os rios: Água Suja, das Contas e Taquari; as barragens: Rosalvo Borges, João Batista Luz e Inácio Alencar, dentre outras atrações turísticas. Há também, sítios arqueológicos significativos, a exemplo das representações pictóricas inéditas da Serra da Tapera e as pinturas rupestres do Espinho.
Segundo as normas ortográficas vigentes da língua portuguesa, este topônimo deveria ser grafado como Juciape. Prescreve-se o uso da letra "c" para palavras de origem tupi. O nome vem do tupi "lugar onde a caça bebe água" (referindo-se ao Rio das Contas). Ao longo dos anos, a grafia foi alterada de "Juciapê", oxítona, para "Jussiape", paroxítona.
Antiga Rua Magioli.

Agradecimentos a Alvaro Botelho, do Fotolog Ilha Hoje, por parte das informações
Fonte: Larousse e Wikipedia
Foto: Praça da Matriz (Clovis Tadeu, em http://cidadeurbana.viajeblog.com.br)

PRINCIPAL