Juan Pablo Duarte y Díez nasceu em São Domingos (República Dominicana), a 26 de janeiro de 1813 e faleceu exilado em Caracas, Venezuela, a 15 de julho de 1876.
Foi um pensador liberal do século XIX e que, juntamente com Francisco del Rosario Sánchez e Matías Ramón Mella‚ é considerado o "arquiteto da República Dominicana" e sua independência (em 1844) do domínio do vizinho Haiti, que possuía toda a ilha desde 1822. Sua aspiração para a parte de língua espanhola da ilha Hispaniola foi ajudar a criar uma nação autossuficiente estabelecida no ide rio liberal de um governo democrático.
A montanha mais alta do Caribe (Pico Duarte), um parque em Nova Iorque (onde viveu), e muitos outros marcos notáveis levam seu nome, sugerindo a importância histórica que os dominicanos têm dado a este homem.
No entanto, suas idéias democráticas, embora vagas em detalhes, servem como diretrizes, pelo menos em teoria, para a maioria do governo dominicano. Suas falhas fizeram dele um mártir político aos olhos das gerações subsequentes.
No centro do Rio de Janeiro, por um breve tempo, a Rua das Marrecas (na Lapa) levou seu nome, mas poucos anos depois voltando ao nome original, que continua até hoje.
Fonte: Wikipedia e www.biografiasyvidas.com (tradução nossa)
Foto: www.consuladord-ny.org