Rua José Rangel (Jardim Guanabara) - CEP: 21931-320


Pintor e escultor, José Rangel (seu nome completo) nasceu na cidade de Jardim (no Ceará) em 28 de maio de 1895.
Um dos principais monumentos públicos de Fortaleza - a coluna do Cristo Redentor, na praça homônima localizada em frente ao Seminário da Prainha - é sua criação.
O talento de Rangel se manifestava em outras áreas, como o desenho e a pintura, mas foi a escultura a linguagem eleita. Ao invés de encerrá-la em galerias ou nas paredes de colecionadores, preferiu a arte pública, interferindo na paisagem, nas praças, igrejas e cemitérios. "Se manteve apartado do movimento modernista, sem todavia se transformar num mero macaqueador da tradição", destaca o crítico de arte José Roberto Teixeira Leite, no prefácio do livro "Rangel Escultor - O artista que veio de Jardim", de Gilmar de Carvalho.
Radicou-se posteriormente no Rio de Janeiro, onde veio a falecer no dia 11 de novembro de 1969, no Hospital dos Servidores.

Fonte: Revista Instituto do Ceará, http://portal.ceara.pro.br e "Rangel Escultor - O artista que veio de Jardim", de Gilmar de Carvalho (http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=558103), com informações da comunidade do Orkut História da Ilha do Governador (www.orkut.com/Main#Community?cmm=7423562)
Foto: http://diariodonordeste.globo.com

PRINCIPAL