De família tradicional desde o Brasil Colônia - os Teles de Menezes -, o médico João Teles (por vezes, creditado como "Telles") de Menezes (por vezes, creditado como "Meneses") nasceu na cidade baiana de Estância em 5 de outubro de 1843, sendo seus pais Florentino Telles de Meneses e Leonor Bernardina Xavier de Meneses.
Realizou o curso primário em Estância e o secundário na capital baiana.
Ingressou na Faculdade de Medicina da Bahia, sendo por ela diplomado em 1870, quando defendeu tese sobre "Queimaduras".
Em 1867, interrompeu o curso médico a fim de prestar seus serviços nos hospitais de sangue do Exército e da Armada. Permaneceu no campo de batalha até o final da Guerra do Paraguai.
Em 1874, retornou para o Exército, onde permaneceu até 1899, quando foi reformado com a patente de tenente-coronel.
Como militar, serviu no Rio Grande do Sul, Alagoas, Sergipe, Santa Catarina e Bahia.
Recebeu, pelos serviços à pátria, a condecoração de cavaleiro da Ordem de São Bento de Avis, e medalhas de campanha (conferidas pelo Brasil, Uruguai e Argentina).
Fez parte da Assembleia Provincial de Sergipe, nos anos de 1878 e 1879.
Colaborou em vários jornais nas localidades onde serviu, notadamente na capital de Santa Catarina ("Jornal do Comércio" e "Despertador"), Bahia, Aaracaju ("Folha de Sergipe", "Gazeta de Sergipe", "O Republicano" e "O Estado de Sergipe").
Faleceu em Salvador, Bahia, no dia 15 de agosto de 1908.
Fonte: Wikipedia e http://medicosilustresdabahia.blogspot.com.br, citando "Dicionário Bibliográfico Sergipano", de Armindo Guaraná, Rio de Janeiro, 1927
Imagem: Secretaria Estadual da Casa Civil de Sergipe (www.casacivil.se.gov.br)