Praça João Noce (Portuguesa [Aerobitas]) - CEP: 21931-596


Cartorário e jogador de futebol, João Noce nasceu em Ariranha, perto de Catanduva (SP), em 1920.
Suíço - como era conhecido no meio do futebol local - protagonizou uma façanha: com a camisa do extinto Araçatuba Futebol Clube, foi o autor do primeiro gol marcado no estádio Adhemar de Barros (o Adhemarzão), em 22 de maio de 1940.
A partida, encerrada com empate por 2 a 2, foi realizada para comemorar a inauguração do estádio, em festa que contou com a presença do próprio homenageado com o nome da praça esportiva, na época interventor, e o então prefeito Aureliano Valadão Furquim.
Palmeirense e torcedor fanático da Palmeiras e da Associação Esportiva Araçatuba (AEA), Noce morava desde 1965 a menos de 1 km do estádio cuja história ajudou a construir.
Após jogar alguns anos pelo AFC, Noce foi convidado a ir à capital fazer testes no São Paulo e no Juventus, mas dados o baixo salário da época, acabou declinando.
João Noce também dedicou 35 anos de sua vida ao trabalho no cartório de registro de imóveis local.
Faleceu em 2003, de insuficiência renal, deixando a viúva Dorothy Arrui Noce, então com 82 anos; e as filhas Ana Umbelina (com 50, na ocasião) e Mara Aparecida (43), além de quatro netos.

Fonte: "Correio de S. Paulo", de 16 de outubro de 1934 (Acervo Biblioteca Nacional) e www.folhadaregiao.com.br
Foto, aos 20 anos: www.folhadaregiao.com.br

PRINCIPAL