Rua Jair Ramos (Jardim Guanabara) - CEP: 21941-090


Jayr (com "Y") Jordão Ramos nasceu em 14 de julho de 1907, no Rio de Janeiro. Cursou a Escola Militar do Realengo, e foi declarado aspirante a oficial em 1930.
Tendo chegado ao generalato, ao longo de toda a sua carreira militar dedicou-se às questões relacionadas à prática e ao ensino de Educação Física. Como aluno, recebeu menção honrosa na Escola de Educação Física do Exército (EsEFEx). É importante ressaltar que esta instituição balizava os rumos da Educação Física no Brasil à época. Em 1935, foi nomeado instrutor da EsEFEx e começa a estabelecer contato com outras Escolas importantes internacionais, como a Escola Superior de Educação Física Joinville-Le-Pont, lá realizando cursos.
A partir de 1971, através de um decreto do presidente da República, foi designado para exercer a função de membro do Conselho Nacional de Desportos (CND), exonerando-se em 1974 por motivos de saúde. É nesse período que o general assina o "Parecer sobre a Capoeira-Desporto".
Ainda sobre Educação Física, publicou as seguintes obras: "Educação física na história e na arte: o Egito dos faraós na museologia" (1966); "Canones atuais do treinamento desportivo", "Esgrima de florete" (junto com Horácio dos Santos), "Organização de campeonatos e torneios", "Moderna ginástica sueca" e "Contração isométrica: ensaio" (todos de 1967); "Jogos gregos e as Olimpíadas contemporâneas" e "Ginástica escolar austríaca" (ambos de 1970); "Panorama mundial da educação física e outros assuntos" (1971); "O 'Interval-Training' segundo Gerschere Reindell: histórico, considerações fisiológicas, aplicação" (1972) e "Exercícios físicos na historia e na arte: do homem primitivo aos nossos dias" (publicado em 1983) e escrito junto com Manoel Tubino e Claudio de Macedo Reis.
Ganhou vários Prêmios MEC de literatura desportiva. Deu nome, aliás, a um prêmio do MEC na área de Educação Física, Desportos e Lazer.
Doou muitas de suas obras para o Instituto de Pesquisa da Capacitação Física do Exército (IPCFEx), dando origem, em 9 de dezembro de 1975, à biblioteca do IPCFEx, especializada em Educação Física.
Faleceu em 1980.

Agradecimentos a Adriana Soares Viana, bibliotecária da Escola de Educação Física da Universidade Federal de Minas Gerais (EEFFTO), pelo envio da foto, quando tenente
Fonte: "Catálogo de Periódicos de Educação Física e Esportes" (www.proteoria.org), "Capoeira sou eu: memória, identidade, tradição e conflito", de Vivian Luiz Fonseca (http://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/bitstream/handle/10438/4161/CPDOC2009VivianLuizFonseca.pdf?sequence=1), Instituto de Pesquisa da Capacitação Física do Exército (IPCFEx), http://pt.scribd.com/doc/64866911/Me-002166, http://capoeira-utilitaria-capoeiragem.blogspot.com.br e Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG (www.eeffto.ufmg.br)

PRINCIPAL