Rua Itapiçuma (Cacuia [oficialmente, Jardim Carioca]) - CEP: 21921-510


Itapiçuma (e não Itapicuma, como a rua aparece em alguns documentos oficiais) - ou ainda Itapissuma, com SS, embora não tão recomendado, por sua origem - é um município do Estado de Pernambuco.
A palavra é de origem tupi-guarani que significa Pedra Negra por causa de grandes pedras que ficavam à beira do Canal de Santa Cruz onde o mesmo banha o atual município.
O local era primitivamente um aldeamento indígena e com a chegada dos padres franciscanos em missão religiosa foi fundada uma vila em 1588. Quando os holandeses ocuparam Pernambuco, construíram uma ponte que unia a vila à Ilha de Itamaracá - na época capitania do donatário Duarte Coelho, hoje chamada Ponte Getúlio Vargas. A primeira capela foi construída no século XVII pelo padre Camilo de Mendonça e foi dedicada a são Gonçalo do Amarante.
O distrito de Itapissuma foi criado pela Lei municipal nº 11, de 31 de novembro de 1892, subordinado ao município de Igarassu. Foi elevado à categoria de município pela Lei estadual nº 8.952, de 14 de maio de 1982.
O município insere-se na unidade geoambiental das Baixadas Litorâneas do Nordeste. A vegetação é constituída por florestas perenifólias de restinga.
Itapissuma encontra-se nos domínios do grupo de bacias de pequenos rios litorâneos e tem como principais tributários os rios Botafogo, Arataca, Tabatinga e das Pacas, todos de regime perene.
É considerado Patrimônio da Humanidade pela ONU por possuir resquícios da Mata Atlântica bastante preservados.

Fonte: Wikipedia e IBGE
Mapa: Google Maps

PRINCIPAL