Rua Irlanda (Jardim Carioca) - CEP: 21921-190


A Irlanda (em irlandês, Éire; em escocês do Ulster, Airlann; em inglês, Ireland) é a terceira maior ilha da Europa e a 20ª maior do mundo. A leste da Irlanda localiza-se a Grã-Bretanha, separada dela pelo Mar da Irlanda. A ilha está dividida entre a República da Irlanda (cuja capital é Dublin), que cobre um pouco menos do que cinco sextos da ilha; e a Irlanda do Norte (com capital Belfast), região sob a soberania do Reino Unido, que abrange o restante. A população é de aproximadamente 6,2 milhões de pessoas. Pouco menos de 4,5 milhões vivem na República da Irlanda e cerca de 1,8 milhões vivem na Irlanda do Norte. A população de 2008 da República da Irlanda foi estimada em 4.422.100 e da Irlanda do Norte foi estimado em 1,775 milhões.
As montanhas relativamente baixas em volta criaram uma planície no centro da ilha com vários rios navegáveis que se estendem para o interior. A ilha tem uma vegetação exuberante, produto do seu clima ameno, mas mutável devido ao clima oceânico, o que evita os extremos de temperatura.
Éire é o nome em irlandês que se refere tanto à ilha da Irlanda quanto à República da Irlanda. Ele vem da deusa Ériu, que teria ajudado os gaélicos, de acordo com a mitologia céltica, a conquistar a Irlanda, e é uma das três rainhas dos Tuatha Dé Danann. O nome Éire aparece em moedas, selos postais, passaportes e outros documentos oficiais desde 1937.
Em 1801, a Irlanda tornou-se parte do Reino Unido. A guerra de independência no início do século XX levou à divisão da ilha, criando o Estado Livre Irlandês, que se foi tornando cada vez mais soberano nas décadas seguintes.
A Irlanda do Norte (em inglês: Northern Ireland; em irlandês: Tuaisceart Éireann; em scots de Ulster: Norlin Airlann) é uma nação constituinte do Reino Unido, a única não-situada na Grã-Bretanha. Localiza-se, como seu nome sugere, no norte da Ilha da Irlanda, dividida com a República da Irlanda, um país independente e soberano.
A Lei do Governo da Irlanda de 1920, aprovada pelo Parlamento do Reino Unido fez da Irlanda do Norte uma entidade política autônoma no ano seguinte. Confrontado com exigências divergentes de nacionalistas irlandeses e unionistas para o futuro da ilha da Irlanda (os primeiros queriam um Parlamento autônomo que governasse toda a ilha, os segundos não queriam nenhuma autonomia), e temendo uma guerra civil entre os dois grupos, o governo britânico liderado por David Lloyd George aprovou a lei, criando duas Irlandas com autonomia interna: a Irlanda do Norte, que continuaria sob o domínio do Reino Unido, e a República da Irlanda (também conhecida como Eire), independente.
Já a República da Irlanda (em irlandês: Poblacht na hÉireann e em inglês: Republic of Ireland), é um Estado soberano da Europa, república constitucional governada como uma democracia parlamentar, com um presidente eleito servir como chefe de Estado. Além da União Europeia, a Irlanda também é membro do Conselho da Europa, da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), da Organização Mundial do Comércio (OMC) e das Organização das Nações Unidas (ONU). Sua população é estimada em 4,58 milhões de habitantes.
A Irlanda é o sucessor do Estado Livre Irlandês. Este domínio tem sido constituído quando toda a ilha da Irlanda se separou do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda em 6 de dezembro de 1922. No entanto, no dia seguinte, o Parlamento da Irlanda do Norte exerceu o seu direito ao abrigo do Tratado Anglo-Irlandês, e optou voltar a pertencer ao Reino Unido.14 Esta acção, conhecida como a Partição da Irlanda, foi seguida de quatro tentativas para introduzir o governo autônomo de toda a ilha da Irlanda (em 1886, 1893, 1914 e 1920). O Estado Livre Irlandês foi abolido quando a Irlanda foi formalmente criada em 29 de dezembro de 1937, o dia em que a sua Constituição entrou em vigor.

Fonte: Wikipedia
Mapa da Irlanda separada com as suas respectivas bandeiras (PavelD/Wikipedia)

PRINCIPAL