Rua Ipiru (Jardim Guanabara/Estação Rádio da Marinha/Zumbi [colônia Z-10] [oficialmente, Cacuia]) - CEP: 21931-095


De origem tupi-guarani (Y-pir-ú), ipiru - ou iperu ou ainda iperó (como a cidade paulista) - significa tubarão. De y: aquele que, o que é, que; pir ou pira: pele, couro, e por extensão da palavra, corpo; ú: comer, devorar, dilacerar.
Y-pir-ú seria "aquele que rasga, que devora, que dilacera o corpo".
Tubarão ou cação é o nome dado vulgarmente aos peixes de esqueleto cartilaginoso e um corpo hidrodinâmico (com exceção dos Squatiniformes, Hexanchiformes e Orectolobiformes) pertencente à superordem Selachimorpha.
Atualmente, os tubarões se diversificaram em aproximadamente 375 espécies (no Brasil são conhecidas 88) , variando em tamanho desde o menor, o tubarão-lanterna anão, Etmopterus perryi, uma espécie de apenas 17 centímetros de comprimento, ao tubarão-baleia, Rhincodon typus, o maior, que atinge cerca de 12 metros e que se alimenta por filtragem apenas de plâncton, lulas e pequenos peixes.
Os tubarões são encontrados em todos os mares e são comuns em profundidades até 2 mil metros.
Geralmente não vivem em água doce, com algumas exceções, como o tubarão-cabeça-chata e o tubarão de água doce que podem viver tanto em água salgada ou água doce. Respiram através de cinco ou sete fendas branquiais e possuem uma cobertura de escamas placoides, que protegem sua pele dos danos e dos parasitas, e melhoram a sua hidrodinâmica, permitindo que o tubarão se mova mais rápido. Eles também possuem vários conjuntos de dentes substituíveis.
As espécies mais conhecidas, como o tubarão-branco, o tubarão-tigre, o tubarão-azul, o tubarão-mako e o tubarão-martelo são superpredadores, no topo da cadeia alimentar subaquática. No entanto, sua sobrevivência está sob séria ameaça por causa da pesca e outras atividades humanas.
Segundo o Dicionário Aurélio de Língua Portuguesa, na variante brasileira, tubarão é a designação geral dos grandes seláquios, peixes de corpo alongado e de nadadeiras peitorais moderadamente desenvolvidas; que tem como sinônimo cação e esqualo e como plural tubarões. Na definição popular tubarão pode significar também comerciante ganancioso. Segundo o dicionário online Priberam, tubarão também pode significar pessoa que come muito ou indivíduo que obteve muitos cargos rendosos.

Fonte: www.cidadedeipero.com.br e Wikipedia
Foto: Sxc.Hu

PRINCIPAL