Praça Ilha Braço Forte (Tauá [oficialmente, Bancários]) - CEP: 21910-116


A Ilha do Braço Forte (às vezes, creditada somente como Ilha Braço Forte) é uma das do arquipélago de Paquetá (que compreende, além da própria Paquetá, outras pequenas como Brocoió, do Braço Forte, Jurubaíba, da Pita, Redonda, do Manguinho, Comprida, dos Ferros, Casa da Pedra, de Pancaraíba, dos Lobos, Tabacis, das Folhas, Tapuamas de Baixo, Tapuamas de Cima, do Sol, Laje Rachada, Pedra Rachada, Trinta Réis e Pedra Cocóis, bem como as ilhotas, pedras e lajes situadas entre elas), no interior da Baía de Guanabara.
No dia 6 de maio de 1954, por volta das 21h, entrou um pedido de socorro na sede da 1ª Zona Marítima. A solicitação era para um incêndio em um depósito de inflamáveis na Ilha do Braço Forte.
Durante à tarde, um forte aguaceiro com rajadas de ventos e trovoadas havia se abatido sobre a cidade. Naquela noite uma chuva fina continuava a cair e o mar estava revolto, redobrando a atenção de toda a tripulação. Após duas horas de viagem, a lancha do Corpo de Bombeiros chegou à ilha sinistrada.
Somente após se aproximar da ilha foi possível observar a estranha luminosidade. A lancha dos Bombeiros encontrou ao largo uma embarcação da Polícia Marítima, que informou serem os armazéns de inflamáveis. Um terço dos armazéns estava em chamas e o restante envolvido por fumaça escura.
Decorridos poucos minutos desde a chegada da guarnição, uma grande explosão transformou a ilha num vulcão dantesco. Após a explosão somente os que se encontravam junto ao cais de atracação estavam ainda vivos. Os que tinham ferimentos de menor gravidade arrastavam os demais sobreviventes para um dos extremos da ilha, tentando se abrigar. A explosão, no limiar da madrugada, consumindo toneladas de explosivos, foi ouvida em todos os bairros que circundavam a Baía de Guanabara e ainda em algumas localidades do antigo Estado do Rio de Janeiro, como Teresópolis.
No dia seguinte, a ilha ainda ardia em chamas. Após o levantamento do pessoal, um trágico saldo: 16 bombeiros sucumbiram no evento.
Assim como outras ilhas dentro da barra, a Braço Forte, pelos Correios, tem CEP próprio (20180-000) e consta, como sendo no "bairro" Baía de Guanabara.

Fonte: Correios, Wikipedia e Corpo de Bombeiros/RJ
Foto: Corpo de Bombeiros/RJ

PRINCIPAL