Rua Gustavo Augusto de Rezende (Portuguesa) - CEP: 21931-576


Gustavo Augusto de Rezende nasceu no Rio de Janeiro a 4 de setembro 1889 e faleceu na mesma cidade em 8 de setembro 1966, aliás, ano em que a rua levou seu nome.
Filho de Gregório de Rezende, músico e maestro, e Anna Augusta de Rezende, cantora lírica, formou-se na Faculdade Nacional de Medicina (na Praia Vermelha, no Rio), em 26 de dezembro de 1915. Médico, poeta e humanista, publicou em 1946 o livro de psiquiatria em sonetos intitulado "Tristezas do Manicômio", com prefácio de Gastão Penalva, em que fazia delicada homenagem aos "nossos irmãos insanos".
Foi pioneiro na psiquiatria infantil brasileira junto com o professor Teixeira Brandão e voluntário na II Guerra Mundial, fazendo treinamento de enfermeiros que embarcariam para Itália.
Foi também médico da Colônia dos Psicopatas (Juliano Moreira) e, posteriormente, do Centro Psiquiátrico Pedro II, no Engenho de Dentro, bairro, aliás, onde foi morador.
Tendo ficado órfão em idade prematura e presenciado a morte de sua mãe sem atendimento médico, por falta de condições econômicas, dedicou grande parte de sua vida ao trabalho assistencial sem fins lucrativos.
Possui inúmeros trabalhos acadêmicos na área da psiquiatria, tendo sido também professor do Instituto Hahnemanniano do Brasil e da Escola de Enfermagem Ana Nery.

Agradecimento a Carolina Avellar, pelos contatos com a família; e à neta Lyonisia Brito de Rezende, pelo envio do texto e cessão da foto
Fonte: Yeda R. de Rezende F. da Silva, com informações da comunidade do Orkut História da Ilha do Governador (www.orkut.com/Main#Community?cmm=7423562)

PRINCIPAL