Rua Guiricema (Freguesia) - CEP: 21910-015


Guiricema é um município do Estado de Minas Gerais. Sua população em 2010, de acordo com o Censo realizado pelo IBGE, era de 8.697 habitantes, os guiricemenses.
No início do século XIX, José de Lucas Pereira dos Santos, desbravador português, visitando essa região, deliberou nela instalar-se com seus familiares e escravos, tal fertilidade do solo. Habitavam nessa região as tribos de índios coroados, coropós e pouris. Consta que foi catequizando os índios e ensinou-lhes as primeiras letras. Mais tarde, construiu uma capela que serviu de marco inicial do povoado, primeiramente chamado Bagres, em virtude da grande quantidade de peixe dessa espécie que vivia nas águas do rio local. Em 1851, o povoado foi elevado a distrito com o mesmo nome, sendo emancipado administrativamente em 17 de dezembro de 1938, quando teve seu nome alterado para Guiricema, palavra de origem indígena e significa guiri = bagres e cema = grande quantidade, ou seja, "grande quantidade de bagres".
Em 12 de fevereiro de 1939 foi empossado o primeiro prefeito, passando a ser comemorado nesta data o dia do Município de Guiricema.

Fonte e foto: Wikipedia
Bandeira: www.ferias.tur.br

PRINCIPAL