Guaporé é um município brasileiro localizado na Serra Gaúcha (RS). Colonizado por imigrantes italianos, preserva até hoje suas tradições.
Seu nome provavelmente é originário do guarani, sendo discutível seu significado (provavelmente vale deserto ou talvez rio encachoeirado).
O assentamento de imigrantes italianos que eventualmente viria a formar o município de Guaporé começou no início do século XIX na área em que hoje é o município de Muçum. Nesta mesma época, criadores de gado alemães da região de Montenegro instalaram-se no então povoado de Boa Vista, atual município de São Valentim do Sul.
Em 1892, foi criada a colônia de Guaporé, em terras pertencentes aos municípios de Lajeado e Passo Fundo.
Em 1897, foi estabelecida a Paróquia de Santo Antônio, pertencente à Diocese de Porto Alegre. Em 1900, a colônia possuía 13.727 habitantes. Frente ao desenvolvimento e a prosperidade, em 11 de dezembro de 1903 o decreto número 664 instituiu Município de Guaporé, tendo como primeiro Intendente o engenheiro Vespasiano Corrêa, empossado em 1º de janeiro de 1904.
Pouco depois de sua fundação, em 1910, Guaporé já possuía 30 mil habitantes, com 170 prédios e 1.020 moradores no centro, dotado de praça, telégrafo, correio e uma primitiva Igreja Matriz. Seus principais produtos agrícolas eram arroz, feijão, milho, soja, laranja e uva. Contava ainda com 82 casas de negócios e algumas indústrias, destacando-se na produção de aguardente, banha, vinho, ovos e queijo.
Ao longo dos anos, diversos distritos deixaram de pertencer a Guaporé. Com a instalação do município de Marau em 1954 perdeu seu 7° distrito, o de Maria (posteriormente, município de Vila Maria), além de Casca, Evangelista e São Domingos do Sul, que formariam o município de Casca. Em 1959, emancipou-se de Guaporé o distrito de Muçum, em 1960 o distrito de Serafina Corrêa e, mais recentemente em 1987, o município de Dois Lajeados.
Após mais de 100 anos de sua fundação, Guaporé centraliza-se como polo comercial, industrial, cultural e turístico, que envolve dezenas de municípios da região. Também destacam-se as indústrias de calçados, metal-mecânica, confecções, implementos agrícolas e moveleiras, além de uma agricultura inovadora que impulsiona o município.
O município se localiza na Serra Gaúcha, com uma altitude de 478 metros no centro do município e picos de mais de 700 m de altitude, situando-se entre o Planalto e a Depressão Central, formado por rochas ígneas de efusão, originárias provavelmente do fim do período triássico ou jurássico. É região do basalto, que assenta sobre o arenito e, sob esse, o granito. O centro da cidade está localizado num vale, sendo que a oeste, no morro mais alto do município, foi construída a estátua do Cristo Redentor, no Morro dos Gallon. Os principais rios são o Rio Guaporé e o Rio Carreiro que delimitam a cidade a oeste e a leste, respectivamente.
Guaporé possui um clima subtropical úmido, com verões tépidos e invernos moderadamente frios, sendo comuns as geadas, e com ocasional queda de neve. Durante o inverno, há a ocorrência de névoas pela manha e a umidade relativa do ar geralmente é alta.
Fonte e bandeira: Wikipedia