Guajeru é um município do Estado da Bahia, distante cerca de 657 km da capital. Sua população estimada em 2006 era, segundo o IBGE, de 15.973 habitantes, os guajeruenses.
Tem a sua origem no povoado de Santa Rosa do Panasco, criado como distrito de Santa Rosa do Município de Condeúba no final do século XIX pela Lei Municipal nº 4 de 19 de fevereiro de 1893.
O município de Guajeru passou a figurar no cenário político em 1911 quando então o povoado de Santa Rosa do Panasco passou a fazer parte da divisão administrativa do Município de Condeúba, como um de seus vários distritos da época. Sua história confunde-se com a deste município, explorado, no início do século XVIII, pelos portugueses em busca de riquezas minerais.
O nome Guajeru é de origem tupi-guarani. Segundo o estudioso Antonio Houaiss, provém do vocábulo ïwayu'ruv, denominação dada pelos indígenas às plantas de até 10 metros (o chamado "mato baixo").
O termo Guajeru também é comumente utilizado para designar plantas da família das rosáceas (Chrysobalanus icaco). Pequenas árvores de regiões tropicais da América e da África com flores em racemos e pequenos frutos comestíveis.
Fonte e bandeira: Wikipedia