Rua Gentil Cardoso (Portuguesa [Aerobitas]) - CEP: 21931-595


Gentil Alves Cardoso (Recife, 5 de julho de 1906 - Rio de Janeiro, 8 de setembro de 1970) foi um treinador de futebol e um das figuras mais folclóricas do esporte. Gentil Cardoso era torcedor e técnico do Bonsucesso.
Treinou todas as grandes equipes do Rio de Janeiro (América, Bonsucesso, Bangu, Flamengo, Vasco da Gama, Botafogo e Fluminense), além de Ponte Preta, Corinthians, Sport e Santa Cruz; e até a Seleção Brasileira de Futebol no Campeonato Sul-Americano de 1959. Curiosamente, Gentil Cardoso foi campeão pernambucano nas três equipes da capital.
Também ficou conhecido mundialmente pelas suas frases de efeito. A mais conhecida foi "vai dar zebra na cabeça" quando achava que o Bangu - sua equipe na época - seria o campeão carioca de 1966 em cima do poderoso Flamengo, que tinha na ocasião um grande time. Outras frases de Gentil foram: "Quem se desloca recebe, quem pede tem preferência"; "O craque trata a bola de você, não de excelência" e "Só me chamam pra enterro, ninguém me convida pra comer bolo de noiva" (em alusão ao fato de raras vezes ter sido chamado para treinar equipes bem formadas, quase sempre só era lembrado para assumir o comando de times em crise).
Nos treinamentos, era comum utilizar-se de um megafone para falar com os atletas.
Foi também foi o primeiro técnico profissional a treinar o jogador Mané Garrincha.

Fonte: Wikipedia
Foto: Fundação Joaquim Nabuco (www.fundaj.gov.br)

PRINCIPAL