Rua General Edgardino Pinta (Freguesia) - CEP: 21911-280

(antiga Rua dos Tapuias)


Oficial de Cavalaria, Edgardino de Azevedo Pinta (por vezes, creditado erradamente como Pita) nasceu no Ceará.
Em 1935, foi promovido a capitão.
Em 1944, como major, esteve na II Guerra, retornando promovido como tenente-coronel.
Em 1951, já general, foi comandante da 10ª Região Militar (Ceará, Piauí e Maranhão), substituindo o general Ciro do Espírito Santo Cardoso.
Ficou no cargo até 1952.
Faleceu vítima de um infarto fulminante, no Rio de Janeiro, no dia 2 de junho de 1953.
Até 1954, a via levava o nome de Rua dos Tapuias.
Tapuia é um termo de origem tupi que foi utilizado para designar todos os indígenas que não falavam o tupi antigo.
Ao desembarcarem na costa brasileira, os portugueses encontraram grupos que falavam línguas pertencentes a dois grandes troncos linguísticos da América do Sul: o tupi e o macro-jê. Aqueles que habitavam o litoral falavam línguas pertencentes ao tronco tupi, ao passo que os falantes de línguas macro-jê com os quais os portugueses travaram contato habitavam regiões do interior do Sudeste, Nordeste e do Sul do país. Como o centro da colonização brasileira se deu no litoral, os portugueses, após estabelecerem contato mais próximo com os índios tupis, adotaram a nomenclatura que esses índios deram àqueles a quem se opunham, ou seja, os índios macro-jê ou tapuias.
Há diversos entendimentos das origens do termo, mas, em geral, observa-se que seria de procedência tupi e que teria significado semelhante a "forasteiro", "bárbaro", "aquele que não fala nossa língua", "inimigo".

Fonte: "Diário da Noite" e "A Noite" (Acervo Biblioteca Nacional), www.10rm.eb.mil.br, www.ceara.pro.br, Diário Oficial da União, "Jornal do Brasil", de 3 de julho de 1953, "O Globo", de 3 de julho de 1953 (http://acervo.oglobo.globo.com) e Wikipedia, com informações do Ruas Rio
Foto: www.10rm.eb.mil.br

PRINCIPAL