Antiga Rua do Souto - em homenagem a Antônio Dutra do Souto Vargas, proprietário da caieira de família que havia na Praia do Jequiá, cujas instalações e terreno foram vendidos, na década de 40 para o Jequiá Esporte Clube -, leva o nome de Gaspar de Sousa - por vezes, grafado Souza - (cerca de 1550 - cerca de 1627) administrador colonial português, governador-geral do Brasil, um dos líderes da conquista do Estado do Maranhão aos franceses.
Por conta da invasão francesa à Região Norte do Brasil, na França Equinocial, iniciou seu governo em Pernambuco.
Sob suas ordens, partiram várias sumacas (barco pequeno, de dois mastros, muito usado, antigamente, na América do Sul) de Pernambuco, Paraíba, Bahia e Ceará, sob as ordens do capitão Jerônimo de Albuquerque Maranhão.
Ciente da situação, mandou vir de Portugal, para ajudar Jerônimo, Diogo de Campos Moreno, que era grande conhecedor do Brasil. Ainda durante seu governo, a região foi reconquistada para os portugueses, que ali passaram a se estabelecer.
Permaneceu como governador até 1617, quando foi sucedido pelo conde do Prado. Os seus serviços na conquista do Maranhão valeram-lhe a doação de uma capitania que passou a ser de juro e herdade, desde o Turiaçu ao Caité, com 20 léguas para o sertão.
Agradecimentos ao Prof. Jaime Moraes, por parte das informações
Fonte: Wikipedia e www.dicio.com.br
Fotos: J.C.Cardoso